21° Bienal do Livro de SP

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Bom pessoal, como sabem estive esse fim de semana em SP (A cidade das filas) para participar do lançamento da Antologia Sinistro 2: Contos de Terror, com organização do Frodo Oliveira, da editora Multifoco, como contei em posts anteriores. Vou fazer uma pequena sessão de fotos, com minhas impressões sobre tudo o que presenciei lá...
Espero que não se chateiem de sairmos da linha de contos, mas não é sempre hehe.
E um recadinho para os ansiosos: Provavelmente amanhã estaremos preparando tudo para o próximo capítudo da Imersão em Contos, e sábado ele estará no ar...

Além das considerações que vocês irão ler ao clicar em Leia Mais, visitem o Listas Literárias do meu amigo Douglas Eralldo para ver os oito pontos da Bienal, escrito por mim: http://listasliterarias.blogspot.com/2010/08/8-avaliacoes-sobre-21-bienal-do-livro.html



Segue as fotos:

Bem, a primeira coisa que reparei na minha ida à bienal foram os preços dos livros. Algumas livrarias estavam querendo mesmo torrar o estoque, e livros lançados à pouco tempo que custam em média 20 ou 30 reais, na exposição das livrarias estavam por 4, 6 ou até 10 reais. Isso realmente foi muito interessante.




Então chegando lá, já fomos logo tratar de procurar livros e autores... O primeiro que encontramos foi o simpático Márson Alquati, da saga Ehernyt. Quando chegamos logo fui comprando o livro e pedindo um autógrafo pra ele. Após um tempo de conversa e algumas fotos, descobrimos um pouco da vida dele, inclusive que ele é aqui do sul \o/... Já tinhamos ouvido falar do livro, mas nunca tivemos a oportunidade de lê-lo de fato. O que já pude perceber é que ele tem uma escrita envolvente e muito interessante. Tenho certeza que vou gostar do livro. Ainda mais autografado hehehe

 Então após muito passear, decidimos comer algo... É aí que o pesadelo começa. Filas... filas... FILAS POR TODOS OS LADOS... Eu desconfio que era o evento das filas ao invés dos livros. Tinha filas para pagar a comida, fila pra retirar a comida, fila pra ir no banheiro, fila para tomar água, fila para comprar picolé, fila para entrar na bienal com convite, fila pra entrar com ingresso, fila para comprar ingresso, fila para sair da bienal, fila para pagar os livros, fila para acessar as prateleiras dos livros, fila para assistir as palestras. Houve um momento que não acreditei o que estava acontecendo.. tinha filas apenas para poder entrar em uma dessas filas. Então após mais de 1 hora e meia, conseguimos pegar a comida e sentamos para almoçar.
Então voltamos ao estande da Multifoco para o tão aguardado lançamento do Sinistro 2... Nosso livro estava em uma prateleira, apenas aguardando a hora de ser exposto.
Além de mim, havia mais três autores da antologia prestigiando o evento, são eles Daniel Andrade, Samila Lagos e nosso organizador Frodo Oliveira. Todos muito nerds, mas não tanto quanto o daniel ( :P ).



Nós três antes do lançamento do livro

Então batemos um papinho e nos conhecemos antes do lançamento, tietamos alguns dos autores da multifoco mesmo, como o Danny editor da Multifoco e autor do livro Universo Subterrâneo, e a Ana Maria, que participou da segunda edição do Fiat Voluntas Tua.

Era chegada a hora. Livros à postos apenas aguardando quem iria estrear nossa caneta especial de autógrafos, compartilhada por nós três.

Então aparece o super nerd Rainier que era conhecido da Samila por um dos sites de contos da vida, e finalmente tivemos um livro vendido \o/...
Ao lado, a foto tirada dos quatro autores, da esquerda para a direita: Daniel, Rainier, Samila, Álisson e Frodo. No catálogo de fotos abaixo estarão mais fotos tiradas desse momento especial hehe. Passadas as duas horas do lançamento, após muita discussão sobre vampiros gays que brilham, literatura, a nova geração de escritores, e vários outros assuntos que discutimos, e alguns livros vendidos e autografados, saímos de lá com a sensação de missão cumprida. Então eu e a Paloma fomos dar mais algumas voltas em busca de mais autores conhecidos para descolarmos alguns autógrafos.
Eu fui à bienal com duas missões: Sair com o livro O Aleph, e com o Dragões de Éter, como falei pro pessoal. Então fomos dar uma volta procurar esses livros, quando escuto tambores bem próximo aonde estávamos. Então decidimos seguir esses tambores para descobrir o que era isso. Chegando lá, quase caí de costas quando vi quem estava fazendo esse barulho.
A foto ao lado mostra exatamente o que eu vi. Seria possível?! Bom, levando em conta que o Raphael esteve na bienal dia 14, seria meio difícil encontrar com ele, mas uma pontinha de esperança se acendeu hehe. Então seguindo esses seres estranhos, o que vejo?!
Sim, isso mesmo \o/...

Lá estava Raphael Draccon sentadito autografando os Dragões de Éter, exatamente como aconteceu no fim de semana anterior. Bom, nada melhor que cumprir meu objetivo e pra incrementar, de quebra bater um papo e conseguir um autógrafo \o/...

Então lá vou eu comprar os livros, e todo empolgado conversar com o Raphael hehe.. Então, após uma troca de idéias, eu contei sobre o lançamento do Sinistro 2, que quando ele começou a sessão no Sedentario e Hiperativo fiz uma pergunta justamente sobre como fazer para ser um autor, e agora eu estava lá na frente dele contando que era justamente isso que eu tinha ido fazer na Bienal... Muito interessante. Felizmente o Raphael é um dos autores mais atenciosos que eu conheci, e conversei na bienal. Após alguns minutos, e livros autografados em punho (ia comprar o primeiro, comprei logo os três) continuamos nossa andança pela Bienal.

Após ver o mito Maurício de Souza, voltamos ao estande da Multifoco para um debate sobre vampiros, com alguns autores da Multifoco, e a presidente do fã clube do Crepúsculo. O debate se estendeu por vários minutos, com muita história e perguntas sobre vampiros, até que a Crepúsculomaníaca confessou o segredo de sua vida sobre o tal Edward, não tem medo de sol, inclusive brilhando quando sai de dia, aparece e desaparece quando quer... Ele tem todos os atributos necessários para ser uma FADA. Isso mesmo, Edward Cullen é uma fada... Bom, se a presidente do fã clube diz, quem somos nós para discutir né?

Então após essa grande aventura, saímos da Bienal, com todos os deveres muito bem cumpridos, os exemplares no bolso (quem quiser e for de PF pode pegar comigo, se não calculamos o frete e eu mando e ainda autografo hehe)... E aguardando nos próximos meses o lançamento da antologia Bandeira Negra que também faço parte.
Agradecimentos especiais para o Frodo, que é uma pessoa muito legal, só não digo gente fina porque ele é meio roliço ahuahua... Pro Daniel e pra Samila que fizeram parte do nosso time Sinistro, o Márson e o Raphael que foram extremamente atenciosos comigo, pra Vanessa que insistiu pra eu ir, mesmo eu achando muito cara a viagem hehe.. Pra Paloma que me acompanhou, e me apoia desde o começo, que sem ela nada disso seria possível (ela que encontrou a comunidade do Sinistro 2 e insistiu para que eu mandasse meus contos), e em geral para todos que fizeram possível essa viagem. Um grande abraço à todos...

Sessão Fotos:

Daniel, Samila, pessoal da Multifoco, e na frente Juliano Sasseron, autor de Abençoado
Paloma ao meio, com Ana e Danny
Rainier, Daniel, Samila, Eu , Frodo e Paloma.. todos muito Sinistros :P
Sentando para escrever o primeiro autógrafo...
Escrevendo o primeiro autógrafo
Sinistros com o segundo leitor do dia :D
Sentaditos na mesa do lançamento
Paloma com Lucia Chataigneir, autora de As Aventuras do Vampiro Carioca
Dragões de Éter 1
Eu e Raphael Draccon
Eu papeando com Raphael Draccon
Tambor - Dragões de Éter
A Bruxa Queimada - Dragões de Éter
Paloma e o Xadrez para crianças :D (cara de feliz)
Paloma e .... bom.. isso aí
Eu e ... ... ...a lindeza aí :)
Livrões
E pra copiar meu amigo Andrés Carreiro, não se vai à SP sem comer um pastel :D

É isso aí... como disse, aguardem essa semana a continuação da Imersão :)... e viva a bienal \o/

10 Comentários:

Paloma disse...

Viva Viva \o/

E a próxima que nos aguarde... \o

Andres Carreiro Fumega disse...

Álisson!

Hahahahaha! Muito bom! Quero os direitos autorais da cena do pastel, hahahahaha!
O Maurício de Souza e o Ziraldo praticamente dormiram na Bienal. Todos os dias os caras apareceram, e sempre lotados. Um dia eu chego lá, Hahahaha! Parabéns pelo conto na coletânea. Nunca pare de escrever, porque certamente você será um dos grandes autores brasileiros. Sou fã dos seus contos. E ainda vamos nos encontrar pessoalmente um dia destes. Se prepara, pois ano que vem tem Bienal aqui no Rio de Janeiro e o Sr. têm que está vim, hahahaha!

Abração!

Vincent Law disse...

Gostei do post.

Parabéns mesmo!

Vanessa disse...

Viu eu disse que ia valer a pena voce ir!
é uma experiencia unica \o/
Ainda mais quando conseguiu atingir todos
os objetivos traçados com muito sucesso!
que essa seja a primeira viagem à Bienal
de muitas!!!

Sucesso!!!

obrigada pela participação nos agradecimentos hehe
abraços

Andres Carreiro Fumega disse...

Nossa! O final da minha mensagem ficou todo errado. Deus do céu, rsrsrsrs! Eu estava meio embriagado, rsrsrs!

Abração!

Aliss0n disse...

uahfiauehfaeuifhaiefiuea.. verdade Andres.. eu tenho que está ir na bienal do RJ... ainda que no RJ tenho parentes também, a dificuldade é só a locomoção... obrigado pelo apoio amigo.. aguardo o resultado das promoções para saber se ganho ou compro o meu Essência...

-

Vanessa, obrigado pelo apoio também.. você foi muito importante no processo todo :)...

Vicent... vi que escreve E faz informática também.. que mundo pequeno não? :).. obrigado pela visita!

Edgar Braga Buchara disse...

Legal ter encontrado seu Blog. Estava curioso para saber como foi o lançamento da Antologia Sinistro 2. Sinto não ter ido e estou ansioso para ler os contos. Abraços! Quem sabe um dia nos conhecemos pessoalmente... SUCESSO!!

Aliss0n disse...

Opa Edgar tudo tranquilo?

Cara o lançamento foi incrível, o pessoal da Multifoco são muito gente boa, os autores que compareceram eram divertidíssimos... Resumindo, tu perdeste uma BAITA bienal hehe..

Mas a Multifoco está sempre aí lançando novos autores, e coletando contos. Com certeza haverão oportunidade para nos conhecermos, e também aos outros autores que participaram conosco.

Continue acompanhando o blog quando puder. Espero que goste dos contos também...

Abraços e sucesso pra ti também.

Álisson

Rainier Morilla disse...

Foi muito bom ser o primeiro comprador do livro Sinistro 2 e bater um papo com você!

A Bienal foi extraordinária! E conhecer toda a galera que estava lá, assim como conhecer os Nerds Escritores foi tudo de bom!

Sucesso!

Aliss0n disse...

E aí Rainier. Concordo que a Bienal estava muito boa. Gastei uns troco, mas valeu a pena. No fim do dia não aguentava mais minhas pernas hehe. E o lançamento foi num dia muito bom, pois estava repleto de escritores famosos pelo pavilhão.

Enfim, você está na história hehe.

Um abraço e obrigado pela visita!