Contos & Sons - Solução [4]

terça-feira, 19 de abril de 2011



Então pessoal, como estão?

A Contos & Sons da semana passada ao meu ver parecia fácil, porém acredito que o pessoal esteja desanimando, ou sabe-se lá porque tivemos apenas 5 palpites. Espero que não continue assim, ou logo iremos nos encaminhar para o final da promoção ;(...

De qualquer forma, vamos à aguardada resposta, pois isso é o Terror, e ninguém vai te salvar...



Como posso começar a falar sobre essa música... Hum... Vejamos. O álbum Thriller foi, e continua sendo até hoje, o Álbum Mais Vendido de Todos os Tempos(com vendas estimadas entre 100 e 110 milhões de cópias ao redor do mundo). Também é o álbum mais vendido da história dos Estados Unidos. Sete das nove canções do álbum foram lançadas como singles, e todas chegaram às dez primeiras posições da Billboard Hot 100, parada de sucessos da revista americana Billboard. O álbum também conquistou um recorde de sete Prêmios Grammy em sua edição de 1984.

Ufa... Cansei... êta cd premiado heim?

Além disso, está na 20° posição da lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos feita pela revista Rolling Stone, e está em terceiro na lista de 200 Álbuns Definitivos de Todos os Tempos, da Rock and Roll Hall of Fame.

Thriller foi gravado entre abril e novembro de 1982, com um orçamento de 750.000 dólares (Alô Bethânia) para a sua produção. Ao contrário de muitos artistas, Jackson não compôs estas canções no papel, mas as cantou num gravador; durante as gravações, cantava-as apenas com o auxílio da memória.

Quando as nove canções do álbum foram concluídas, tanto Jones(produtor) quanto Jackson ficaram descontentes com o resultado, e remixaram cada uma individualmente, gastando uma semana em cada. Jones acreditava que "Billie Jean" não era suficientemente forte para ser incluída no álbum, mas Jackson não concordou e a manteve (alguma dúvida do acerto?!). Jones disse a Jackson que Thriller pouco provavelmente teria o mesmo sucesso de Off the Wall, pois o mercado tinha enfraquecido desde então. Como resposta, Jackson ameaçou cancelar o lançamento do álbum.

Quando Temperton (Rod, compositor) compôs a canção "Thriller", tinha pensado em chamá-la originalmente de "Starlight" ou "Midnight Man", porém acabou concordando com "Thriller" por achar que o nome tinha um grande potencial de mercado. Sempre querendo a participação de uma pessoa famosa para recitar as partes finais das letras de suas canções, Jones trouxe o célebre ator Vincent Price, conhecido de sua esposa, que gravou toda sua parte em apenas duas tomadas. Temperton escreveu o trecho falado da letra num táxi, no caminho para o estúdio de gravação.

No Brasil, Thriller é o álbum internacional mais vendido de todos os tempos. Até 2001, tinha interessado a 1.2 milhões de brasileiros (até hoje estima-se que tenha alcançado mais de 1,8 milhão pelo país). "Billie Jean" foi a segunda canção mais executada nas rádios do país em 1983, atrás somente de "Menina Veneno", do cantor Ritchie.

Eu tentei trazer a história original (com várias passagens) da música pra este conto, juntando com a idéia de que a música é cantada de uma pessoa para outra, o que me levou a treinar um tipo de escrita diferente das que eu estou acostumado.

Espero que todos tenham gostado.

A pontuação ao final da quarta etapa é a seguinte:





Um forte abraço, e até a próxima :)

Quem quiser aproveitar e colaborar na vaquinha pra ajudar na minha formatura, clica ali do lado :D

Comentários: