Livro Review - Fúria Lupina Brasil

quarta-feira, 16 de março de 2011


Como de praxe, aqui vai a resenha não spoilerzenta do livro Fúria Lupina Brasil, do autor paulista Alfer Medeiros.

Bom, quando resolvi que iria viajar nas férias, esse foi o primeiro livro me veio na cabeça, como o mais propício a ir junto na bagagem...

Eu esperava ler ele rápido, pois além de ser um tema que eu gosto, os primeiros capítulos eu já tinha lido no blog, então sabia que poderia esperar coisa muito boa.

Um livro sobre Lobisomens, que cita uma frase nos fazendo pensar: "Você está preparado para conhecer o maior predador do planeta?". Dizem que para entendermos mais da metade do sentido de um livro devemos ler duas vezes no mínimo. Aqui ele já nos mostra que mesmo antes de abrir o livro, já teremos que rever nossos conceitos sobre tudo o que conhecemos a respeito das feras, e de nós mesmos.

Um livro de leitura rápida e fácil, de linguagem acessível (pode dispensar o dicionário) faz com que as folhas sejam viradas de maneira que quando menos esperamos já estamos na metade do livro praticamente.

O livro é rico em detalhes sobre lugares famosos de grandes cidades, e até sobre cidades nem tão grandes assim, trazendo o leitor pra cena de ação a cada parágrafo lido.

O autor nos traz uma riqueza cultural impressionante, abordando temas atuais como desmatamento, e também peças curiosas de nossa cultura, como as conhecidas Lendas do Saci, e Boitatá, e até algumas que eu desconhecia (conhecem o cara vestido de branco? ;) ).

E assim o livro segue, de uma maneira brutal e eletrizante até o fim, com muito espancamento, sangue jorrando pra tudo que é lado, mutilações e transformações insanas do começo ao fim. Se você espera um livro para ler na privada, ou na sala de espera do dentista, afaste-se dele, pois cenas de ação são sentidas na pele capítulo após capítulo.

A 'trilha sonora' do livro também é de arrasar, trazendo bandas do bom e velho peso do Metal, tanto em citações de bandas, quanto em citações de trechos de músicas. Para um leitor que curte o bom som que a música nos traz, também é uma excelente pedida entrar no blog do livro e conferir as músicas que rolam pelo livro, na íntegra.

E o que se esperar de um professor na área da informática? Que seus personagens também o sigam. Já tinha imaginado um lobisomem fazendo faculdade? E de alguma Área de TI? Pois é... Acredito que alguns irão se surpreender. Esteganografia? Faça a matéria de Segurança da Informação e descubra :).

Em contrapartida, como nem tudo são flores, senti uma falta tremenda da parte contrária dessa ação toda. Como o livro é descrito em terceira pessoa, as cenas de sexo deixam o leitor um pouco longe da intensidade correspondente a cada vez que o ato é concebido. Em vez de a adrenalina subir ao auge, em algumas cenas as coisas se acalmavam, mesmo com os personagens rolando pelo gramado hehe.

Esse estilo de narração também me fez ficar um pouco distante dos personagens, e eu demorei um pouco pra me identificar... ou melhor... pra me apegar aos personagens.

Felizmente isso não diminuiu a excitação do livro, até a última e surpreendente página, nos deixando com uma super pulga atrás da orelha, e implorando por mais livros da série.

Com certeza um livro que será lembrado como um dos grandes, neste tipo de literatura fantástica lupina.

Nota: 8.7

Portanto,  concedo ao livro um grande 8.7, tanto por me fazer ter horas de folga agradáveis durante a viagem, como por me instigar a escrever sobre lugares onde passamos todos os dias, mas que geralmente esquecemos na hora de escrever.

Onde comprar o Fúria Lupina: http://furialupina.blogspot.com/2010/09/furia-lupina-onde-comprar.html
Referências Musicais: http://furialupina.blogspot.com/2010/08/referencias-musicais.html

Um forte abraço à todos e até a próxima resenha.

PS.: A caneca que veio junto com o livro de presente pra mim é simplesmente o objeto mais visto e elogiado da minha estante. 100% das pessoas que vão na minha casa adoram-na :D

Comentários: