Um Giro Pelo Mundo da Literatura

Hum... vejamos a sigla disso... UGPML :D.. é uma ótima sigla. Decorem ae, eu espero...

Decoraram?

U


EME
ELE

:)...

Então pessoal, Um giro pelo mundo da literatura vai descrever semanalmente os lugares virtuais que eu visito, as novidades interessantes e qualquer coisa que diga respeito à literatura.

Então, vamos ao giro dessa semana:

* Um livro sem capa e com traças *

É a maneira de definir o novo livro de Alfer Medeiros.  Um livro que será publicado em embalagem especial, conservando o livro, que conterá apenas a folha de rosto, com a união lateral e as colagens aparecendo e até com uma pequena traça (tá, é um desenho, mas uma traça).

A idéia originalíssima é da Editora Estronho, que em conjunto com o Alfer, decidiram largar para o alto a idéia que um livro se julga pela capa, convidando o leitor a entrar de cabeça dentro da escrita.

Confiram o blog do livro aqui: http://goo.gl/7DXzF

* Um livro em trinta dias *

É o que promete Pedro Moreno, nos trazendo a Funerária Anúbis (que ele está querendo trocar), trazendo uma idéia interessante, de documentar diariamente o andamento do livro, seja como imagens, como videologs, ou como postagens no blog do livro. É uma dica interessante pra quem quer saber como funciona o dia-a-dia de um autor, bem como a criação do livro. Você também pode sugerir coisas ao autor. Quem sabe o seu nome não aparece pelo livro?

Acompanhem o processo de escrita que vai até o dia 18 de maio, pelo blog: http://goo.gl/CiRJh

* Um blog à moda antiga *

Minha namorada Paloma começou ontem um blog, para escrever sobre os pensamentos e sentimentos dela. Na verdade eu acho que ela quer é escrever contos, por isso estou aqui estimulando-a :)...

Blogs Old School são aqueles em que os autores postam sobre as situações do dia-a-dia em vez de postarem tirinhas ou videos engraçados.

Espero que dê certo (é o blog que ela mais postou até hoje).

Confiram lá : http://goo.gl/AXplp


* Você está pronto para isso? *

A data do lançamento do livro Morgan: O Único está chegando, e crescem as chances de um evento na cidade do autor, Douglas, para o lançamento do livro, na sexta-feira 13 de maio.

Enfim o mundo saberá como pensa (pensa?!) um zumbi, e qual o motivo para suas manias um pouco encômodas de chupar cérebros.

Não deixem de acompanhar as novidades no blog do livro: http://goo.gl/GeBbP



* Os uivos serão ouvidos *

 Estão abertas as inscrições para a antologia Metamorfose II, Os filhos de Licaão, organizado por Ademir Pascale, promovido pela Editora Literata. A antologia contará com contos lupinos, e promete trazer um material de alta qualidade, de acordo com os leitores da Metamorfose I.

Para se inscrever, faça um conto sobre lobisomens com até 8.000 caracteres e envie ao organizador.

Confiram as outras regras da antologia no link: http://goo.gl/YHXP1


Bom minha gente, espero que tenham gostado dos links da semana, uma boa semana e uma ótima páscoa à todos vocês. Um grande abraço

Contos & Sons - Solução [4]



Então pessoal, como estão?

A Contos & Sons da semana passada ao meu ver parecia fácil, porém acredito que o pessoal esteja desanimando, ou sabe-se lá porque tivemos apenas 5 palpites. Espero que não continue assim, ou logo iremos nos encaminhar para o final da promoção ;(...

De qualquer forma, vamos à aguardada resposta, pois isso é o Terror, e ninguém vai te salvar...



Como posso começar a falar sobre essa música... Hum... Vejamos. O álbum Thriller foi, e continua sendo até hoje, o Álbum Mais Vendido de Todos os Tempos(com vendas estimadas entre 100 e 110 milhões de cópias ao redor do mundo). Também é o álbum mais vendido da história dos Estados Unidos. Sete das nove canções do álbum foram lançadas como singles, e todas chegaram às dez primeiras posições da Billboard Hot 100, parada de sucessos da revista americana Billboard. O álbum também conquistou um recorde de sete Prêmios Grammy em sua edição de 1984.

Ufa... Cansei... êta cd premiado heim?

Além disso, está na 20° posição da lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos feita pela revista Rolling Stone, e está em terceiro na lista de 200 Álbuns Definitivos de Todos os Tempos, da Rock and Roll Hall of Fame.

Thriller foi gravado entre abril e novembro de 1982, com um orçamento de 750.000 dólares (Alô Bethânia) para a sua produção. Ao contrário de muitos artistas, Jackson não compôs estas canções no papel, mas as cantou num gravador; durante as gravações, cantava-as apenas com o auxílio da memória.

Quando as nove canções do álbum foram concluídas, tanto Jones(produtor) quanto Jackson ficaram descontentes com o resultado, e remixaram cada uma individualmente, gastando uma semana em cada. Jones acreditava que "Billie Jean" não era suficientemente forte para ser incluída no álbum, mas Jackson não concordou e a manteve (alguma dúvida do acerto?!). Jones disse a Jackson que Thriller pouco provavelmente teria o mesmo sucesso de Off the Wall, pois o mercado tinha enfraquecido desde então. Como resposta, Jackson ameaçou cancelar o lançamento do álbum.

Quando Temperton (Rod, compositor) compôs a canção "Thriller", tinha pensado em chamá-la originalmente de "Starlight" ou "Midnight Man", porém acabou concordando com "Thriller" por achar que o nome tinha um grande potencial de mercado. Sempre querendo a participação de uma pessoa famosa para recitar as partes finais das letras de suas canções, Jones trouxe o célebre ator Vincent Price, conhecido de sua esposa, que gravou toda sua parte em apenas duas tomadas. Temperton escreveu o trecho falado da letra num táxi, no caminho para o estúdio de gravação.

No Brasil, Thriller é o álbum internacional mais vendido de todos os tempos. Até 2001, tinha interessado a 1.2 milhões de brasileiros (até hoje estima-se que tenha alcançado mais de 1,8 milhão pelo país). "Billie Jean" foi a segunda canção mais executada nas rádios do país em 1983, atrás somente de "Menina Veneno", do cantor Ritchie.

Eu tentei trazer a história original (com várias passagens) da música pra este conto, juntando com a idéia de que a música é cantada de uma pessoa para outra, o que me levou a treinar um tipo de escrita diferente das que eu estou acostumado.

Espero que todos tenham gostado.

A pontuação ao final da quarta etapa é a seguinte:





Um forte abraço, e até a próxima :)

Quem quiser aproveitar e colaborar na vaquinha pra ajudar na minha formatura, clica ali do lado :D

Novidades [4]

Bom pessoal.

Vamos às atualizações sobre as novidades do Autor :)...

I - Em fevereiro, dia 26, o blog completou 1 ano de vida \o/... Teoricamente a promoção seria em comemoração ao 1 ano de vida, juntando com a marca de 10 mil visualizações. Ou seja, muita coisa à comemorar... Mas como passou, eu esqueci de fazer o post. Então estou aqui relembrando as marcas históricas :D.

II - Mês passado, dia 06 de março, completei 23 aninhos de vida (hip hip hurra hip hip hurra). Parabéns atrasado pra mim.

III - Existe um projeto da Universidade de Passo Fundo, chamado Crônicas Faquianas, que é um livro lançado anualmente na Jornada da Literatura. Segue sinopse:

Crônicas Faquianas nasceu de uma conversa e outra nos corredores da FAC, nos estímulos de sala de aula, na tagarelice na frente do bar do seu Jorge e no bisbilhotar do ônibus. Este é um livro de vários autores, que socializam com os leitores a sua expressão criativa.
Diferentemente de qualquer gênero existente na face da Terra, a crônica é livre, nasce da imaginação, da criatividade, de viagem galáctica de qualquer pessoa que se meter a escrever um texto que se chama "crônica". Por isso ela é um gênero-ônibus e por isso nasceu entre as vizinhas.

Este ano, Crônicas Faquianas chega ao seu 5º volume no ano de 2011 e será lançado na Jornada da Literatura deste ano. Álisson, porque está fazendo merchan do livro?




Então amiguinhos, a novidade é que meu conto Down, postado aqui no blog à vocês, resolvi transformá-lo em crônica e enviar aos organizadores. E a surpresa? FUI APROVADO \o/...

Então, logo mais minha crônica será uma das publicadas no livro :D...

Acho que era isso... Um abração pessoal. Até mais!

Contos & Sons [4]


Bom, cá estou eu novamente para trazer o quarto desafio da nossa promoção Contos & Sons. A disputa está acirrada. Dessa vez vem um conto que, acredito eu, não irá fritar seus cérebros, como o anterior fez.

Curtam aí, Contos & Sons 4.

[Pré] Livro Review - Morgan: O Único

Bom pessoal como estão? Eu agora voltei à vida. Depois de duas semanas corridíssimas para entregar todos os compromissos do serviço, consegui dormir até tarde um dia hehe.

Então hoje decidi fazer mais uma review de livros hoje, porém com um adendo: O livro da review de hoje ainda não foi lançado.

Peraí Álisson, como assim? Vai fazer um post com uma preview do livro?

Não amigos leitores, deixem-me explicar.

Quando o livro estava em produção, o autor, e grande amigo meu, Douglas Eralldo, me usou de backup do livro, caso algum desastre acontecesse. E justamente isso que aconteceu, como diria Murphy.



Um belo dia quando ele estava fazendo o deslocamento diário casa-serviço, não é que o infeliz me perde o Pendrive contendo uma única versão (não reproduzida) de um dos capítulos mais importantes do livro? E pior, do livro TODO. Mas por sorte/destino, eu tinha a única cópia do material que hoje está sendo produzido sob a bandeira da Editora Literata. E como bônus, fui o leitor #1 deste, que provavelmente será uma das bombas da literatura nacional, explodindo conceitos e criando idéias até então pouco exploradas.


O livro nos traz a história de um homem comum, vivendo em uma cidade do interior, com seu fusca e seu cão e seus problemas com as refeições de domingo. Sua vida sofre uma reviravolta, e quando o leitor menos espera, se depara com um zumbi se erguendo da tumba.

Isso não seria novidade, não fosse pelo fato de que quem nos narra a história é o próprio zumbi.

Morgan acorda faminto, e desnorteado, iniciando uma caminhada rumo à morte certa, ou talvez à vida eterna...

Morgan nos conta detalhadamente sobre todos os problemas sofridos por um zumbi recém renascido que não sabe absolutamente nada sobre como se comportar. Desde problemas intestinais, afinal seu intestino está pendurado, até sua fome pelo alimento primordial dessa espécie: cérebros.

O livro nos traz uma narrativa intensa, com seus capítulos não tomando mais de duas folhas, trazendo idéias claras, em uma linguagem acessível, somos levados de paraquedas na marcha de Morgan rumo aos seus instintos.

Como não poderia faltar, como todo bom romance, nosso amigo nutre uma paixão secreta justamente pela moça mais desejada da cidade. E daí que agora ele é um morto-vivo?!

Esse livro fez reservou na minha agenda a primeira hora da manhã apenas para aguardar receber o arquivo, ler e refletir sobre o capítulo, dando-me a vontade de ter o próximo capítulo à mão, pois a curiosidade era imensa, em todos os capítulos. Inclusive chinguei muito o Douglas no dia que ele resolveu fazer o último capítulo (hehe).

Então pessoal, o que posso dizer sobre esse livro, é que a partir do momento em que vocês começarem a ler, será impossível terminar até chegar à última página. Um romance que mescla de uma maneira perfeita momentos de ação, de auto-reflexão e de análises sobre o comportamento humano, não deixando de lado uma pitada clássica de humor.

Quer entender como um zumbi se sente? Quer saber mais sobre sua paixão por cérebros? Quer descobrir que os verdadeiros laços de amizade se mantém mesmo após a morte? Quer saber como se mata um zumbi? Então não deixe de conferir Morgan: O Único, em lançamento nacional em uma sexta feira, dia 13/05/2011.


Mas foi o segundo cuspido da espingarda que ecoou como um trovão anunciando o apocalipse. O projétil, um chumbo cilíndrico e pesado cortou o ar noturno cantarolando a morte, e sem se fazer de rogado invadiu a pele abrindo um rombo em minhas costelas, deslizando pela carne podre, e fazendo voar pelos ares pedaços de vísceras mortas. 


Aqui termina nossa [pré] review do livro (se não vou contar demais, antes mesmo do livro ser lançado), agradecendo a honra de poder ser o primeiro leitor, e consequentemente o primeiro blog a fazer uma review deste excelente livro que Douglas nos apresenta no próximo mês.

Dito isso, convido-os a conhecer o Blog do Livro, onde o autor nos traz notícias sobre o cenário zumbi, e atualizações sobre o livro.

Não deixem de adquirir, incentivar, apoiar esta trama (que espero que se torne uma Trilogia).

Por hoje é só pessoal.

Um grande abraço à todos.